Equipes Do Semae E Da Prefeitura Começam A Restabelecer O Abastecimento De água Em São Leopoldo

Equipes do Semae e da Prefeitura começam a restabelecer o abastecimento de água em São Leopoldo

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de São Leopoldo, liderou a constituição de uma rede integrada de informações técnicas entre as operadoras, que propiciou uma maior agilidade na tomada de decisão por parte da autarquia, conseguindo emitir o comunicado de alerta que antecedeu o desabastecimento deste fim de semana, amenizando os impactos. Através desta integração e compartilhamento de informações técnicas, o Semae conseguiu restabelecer o processo de abastecimento de São Leopoldo após 12 horas de paralisação. As demais cidades seguem sem abastecimento há mais de 30 horas, também devido ao alto nível de turbidez da água. As equipes trabalharam ininterruptamente desde o sábado no monitoramento e com sucessivos testes para retomar o serviço. A lama que impede cidades dos vales do Paranhana e do Sinos captar água das bacias desce da região de Rolante em função do forte temporal da noite de 5 de janeiro.

Se não houverem imprevistos, até terça pela manhã o abastecimento estará completamente normalizado. O prefeito Ary Vanazzi coordena a força-tarefa montada para solucionar o problema desde sexta-feira, 6 de janeiro, quando foi divulgada a notícia da enxurrada e deslizamentoes de encontas na região de Rolante e Riozinho. “Através do Semae estamos em contato direto com a Corsan e a Comusa, de Novo Hamburgo, e há um diálogo permanente para saber a situação. Por exemplo, em Taquara a captação de água já está normalizada do ponto de vista de turbidez só que está demorando o processo de decida da lama. Aqui em São Leopoldo, onde fazemos a captação da água, o rio é muito sinuoso e demora mais para que os resíduos sejam diluídos. Se tivesse chovido, o que estava previsto pela metereologia, a situação seria diferente pois aumentaria o vazão do rio”, explica Vanazzi.

De acordo com o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, o esforço das equipes que trabalharam dia e noite na busca de soluções para retomar o abastecimento minimizaram o impacto em São Leopoldo, apesar dos grandes transtornos causados pela falta de abastecimento. “Neste momento é importante a população utilizar a água de forma consciente, para que assim os níveis dos reservatórios normalizem com mais rapidez”, salientou o diretor-geral da autarquia.

No inicio da noite de domingo, 8 de janeiro, a bomba da captação de água operava recolhendo cerca de 700 litros por segundo do leito do rio devido à turbidez que ainda é de 1224 unidades de turbidez (ut). A turbidez da água, devido à lama, atingiu a marca histórica de 7200 ut , enquanto o normal fica entre 70 e 90 .A capacidade é de 1000 litros por segundo, e por isso, o uso consciente de água é importante, pois colabora para que os níveis dos reservatórios se recuperem com mais rapidez.

*Informações das 19 horas do dia 8 de janeiro.