Semae Cria Comitê Interno De Enfrentamento à Dengue

Semae cria Comitê Interno de Enfrentamento à Dengue

A “guerra” contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus, foi oficialmente declarada na última semana, em São Leopoldo. Primeiro, com a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao mosquito, que une a Prefeitura, suas secretarias, e outros órgãos ligados a ela; e depois com a mobilização no Dia Nacional de Esclarecimento, ação promovida pelo Exército em todo o Brasil e que contou com o apoio da Prefeitura, no sábado, dia 13.

Em virtude da preocupação com a infestação do mosquito, principalmente nas suas áreas físicas, e pela formação do Comitê Municipal, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) também entrou forte nessa luta e, por meio de seu diretor-geral, Daniel Daudt Schaefer, instituiu o Comitê Interno de Enfrentamento ao Aedes Aegypti.

O Comitê é formado por até 15 membros, de diferentes setores da autarquia, e tem por objetivo realizar ações de prevenção, fiscalização nas áreas físicas pertencentes ao Semae. Além disso, o Comitê fará um trabalho de orientação pelos departamentos, a fim de que cada funcionário seja multiplicador dos cuidados que devemos tomar com a proliferação do mosquito.

A intenção é que cada colaborador do Semae cuide do espaço onde trabalha, do local onde vive – levando dicas de cuidado para os seus vizinhos e familiares –, bem como, de sua cidade. Assim, unidos, faremos a diferença no combate ao mosquito.

Saiba Mais

Em São Leopoldo, ainda não foram registrados casos autóctones (originários no próprio município) de nenhuma das doenças transmitidas pelo mosquito. Porém, desde 2009 o município é considerado infestado. Este ano, até o dia 12 de fevereiro, foram identificados 35 focos do mosquito na cidade.

Das 29 localidades monitoradas, em apenas 13 não foram encontrados o vetor. Os locais com maior risco são Vila Brás, Santos Dumont, Rio dos Sinos, Campina e Scharlau, conforme o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

Atualmente São Leopoldo possui 15 agentes endêmicos para 94 mil imóveis e realizam nos bairros um trabalho de amostragem. As denúncias sobre focos vêm sendo apuradas através da Vigilância em Saúde, pelos telefones 156 ou 3589 6595 / 3589 6556 (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h). Quem quiser, também pode baixar de forma gratuita, pelas plataformas Android e IOS, o aplicativo “Sem Dengue”, onde é possível enviar foto de locais com água parada ou focos do Aedes.

Faça a sua parte!

Não deixe água acumulada, para que o mosquito não possa procriar:

– tampe os tonéis e caixas d’água;

– deixe garrafas sempre viradas;

– mantenha a lixeira bem fechada;

– mantenha as calhas limpas;

– elimine os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;

– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;

– Não jogue lixo em terrenos baldios;

– Piscinas devem ser tratadas o ano inteiro;