ESGOTO / ESTRUTURA DO TRATAMENTO
O Semae coleta os esgotos gerados no município e os encaminha às Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), onde são tratados e lançados, dentro dos limites estipulados pela legislação vigente, em corpos receptores. Atualmente, o Semae conta com 5 Sistemas de Esgotamento Sanitário, divididos da seguinte forma:
- SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO VICENTINA: Atende os bairros Centro, Rio dos Sinos, São Miguel, Vicentina, parte do Morro do Espelho e parte do Fião. É composto por 1 ETE, responsável pelo tratamento, 14 Elevatórias de Esgoto Bruto (EEB), responsáveis pelo transporte dos esgotos até a ETE, e 1 corpo receptor, que transporta o efluente tratado até o Rio dos Sinos.
- ETE Vicentina
- EEB Padre Orestes
- EEB Baviera
- EEB Secundária
- EEB Principal
- EEB Ginásio
- EEB São Miguel
- EEB Charrua
- ERE
- EEB Vila Maria
- EEB Cerâmica Anita
- EEB Paulo Couto
- EEB Paim
- EEB Viver SL
- EEB Vicentina
- Arroio João Corrêa
Na ETE Vicentina o tratamento contempla as etapas: Preliminar (gradeamento mecanizado e desarenador longitudinal, para remoção de sólidos grosseiros e finos), Primária (reatores UASB para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos), Secundária (lodo ativado/câmaras tipo Bardenpho para remoção de matéria orgânica, coliformes e nitrogênio) e Terciária (precipitação química e flotação por ar dissolvido para remoção do nutriente fósforo).
- SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO FEITORIA: Atende parte do bairro Feitoria. É composto por 1 ETE, 3 EEB e 1 corpo receptor.
- ETE Feitoria
- EEB Érico Veríssimo
- EEB São Geraldo
- EEB Feitoria
- Arroio Peão/Palmeira
Na ETE Feitoria o tratamento contempla as etapas: Preliminar (gradeamento manual e desarenador longitudinal, para remoção de sólidos grosseiros e finos), Secundária (lagoa aerada/facultativa e decantador para remoção de matéria orgânica, sólidos suspensos e nitrogênio) e Terciária (banhado construído/wetland para remoção de coliformes, nitrogênio e fósforo).
- SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TANCREDO NEVES: Atende o Loteamento Tancredo Neves. É composto apenas por 1 ETE, pois os esgotos são transportados por gravidade, e 1 corpo receptor.
- ETE Tancredo Neves
- Arroio da Manteiga
Na ETE Tancredo Neves o tratamento contempla as etapas: Primária (tanque séptico para remoção de matéria orgânica e sólidos sedimentáveis) e Secundária (filtro anaeróbio para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos).
- SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DISTRITO INDUSTRIAL: Atende o Loteamento Distrito Industrial. É composto por 1 ETE, 1 EEB e 1 corpo receptor.
- ETE Distrito Industrial
- EEB Distrito Industrial
- Arroio da Manteiga
Na ETE Distrito Industrial o tratamento contempla as etapas: Primária (tanques UASB para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos), Secundária (filtros aerados submersos para remoção de matéria orgânica e nitrogênio) e Desinfecção (adição de agente oxidante para remoção de coliformes).
- SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TARCÍLIO NUNES: Atende o Loteamento PAC Kruse. É composto por 1 ETE, pois os esgotos são transportados por gravidade e 1 corpo receptor.
- ETE Tarcílio Nunes
- Arroio Kruse
Na ETE Tarcílio Nunes o tratamento contempla as etapas: Primária (tanque séptico para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos) e Secundária (contator biológico rotativo/biodisco para remoção de matéria orgânica e nitrogênio).
GLOSSÁRIO:
Câmaras tipo Bardenpho: tipo de lodo ativado não convencional, onde ocorre a remoção completa do elemento Nitrogênio
Contator biológico rotativo: processo de tratamento onde o efluente é degradado a medida que tem contato com biomassa formada sobre uma superfície
Corpos receptores: corpos d’água que recebem o efluente após tratamento nas ETEs
Reatores UASB: tanques onde ocorre o processo biológico de tratamento, através do contato ascendente do efluente com uma manta de lodo e na ausência de oxigênio