skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
DIA MUNDIAL DA ÁGUA | Guardiões Da Água Promovem Atividade

DIA MUNDIAL DA ÁGUA | Guardiões da Água promovem atividade

Foto: Caroline RickNa tarde de terça-feira, 22 de março, os oficineiros do programa de educação ambiental do Semae, Guardiões da Água, fizeram uma ação em alusão ao Dia Mundial da Água. Durante o evento, foram distribuídos à comunidade escolar da EMEF Chico Xavier cinco tipos de sementes como incentivo à sustentabilidade e preservação da natureza como um todo, além de distribuir material informativo sobre a data e com orientações sobre o projeto.
A terça-feira também foi de fechamento das oficinas que vinham sendo realizadas na região nordeste do município nos últimos três meses. Foram desenvolvidas atividades socioambientais, pinturas de painéis e murais para revitalização de ambientes. Como próximo passo, os oficineiros do projeto vão iniciar os trabalhos na zona norte de São Leopoldo, com foco em bairros como Jardim Luciana, Arroio da Manteiga e Antônio Leite.

Anajá Teixeira, oficineira de Educação Socioambiental para a Comunidade, disse que atitudes como essa são muito importantes. “É necessário incentivar as crianças e os adultos a cuidarem do meio ambiente. Ações como essa que oferecem recursos para o plantio são fundamentais para o estímulo de bons hábitos, pois alimentação saudável faz bem para as pessoas, para a água e para o meio ambiente”, revela.

Durante a saída dos estudantes, pais e alunos foram recebendo dos oficineiros os envelopes com as sementes de tomate, cenoura, rúcula, manjericão e repolho para plantarem em suas casas. Aqueles que tiverem alguma dúvida na hora de cultivar, podem assistir ao tutorial gravado pelos Guardiões, que será disponibilizado no canal do projeto no YouTube (https://www.youtube.com/c/Guardi%C3%B5esda%C3%81gua).

Para o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, o projeto Guardiões da Água tem como objetivo apresentar boas práticas ambientais e despertar a consciência crítica nas comunidades sobre o que representa o desenvolvimento sustentável. “Trabalhamos todos os dias para trazer melhorias para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores de São Leopoldo. Os Guardiões da Água têm um papel fundamental em nossos objetivos, seja através da educação para o meio ambiente ou mesmo na transformação dos espaços comunitários ”, destaca.

No próximo domingo, 27, os Guardiões da Água estarão na Praça da Biblioteca fazendo a distribuição das sementes.

Dia Mundial da Água

A data surgiu em 1992 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ampliar a discussão sobre a importância da água para a nossa sobrevivência. Em 2022, o tema é “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. As águas subterrâneas são fundamentais para o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]
Back To Top

Send this to a friend