São Leopoldo Vai Cortar água Do Presídio Em Sapucaia

São Leopoldo vai cortar água do Presídio em Sapucaia

Prefeito diz que acordo será descumprido pelo governo do Estado

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, participou na manhã desta quinta-feira, 19 de agosto, da assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Um dos temas mais polêmicos que tem tomado a atenção dos prefeitos é o recente programa apresentado pelo governo do Estado, definido através de portaria, o Assistir. Vanazzi fez uma fala dura contra o programa e sugeriu inclusive a judicialização, por parte da entidade, contra a proposta que retira mais de R$ 36 milhões anuais dos hospitais do Rio Grande do Sul. O prefeito leopoldense também anunciou que a água instalada no presídio estadual em Sapucaia será cortada pelo Semae.

“Nós já dissemos que não temos nada contra investimentos em hospitais filantrópicos, mas não admitimos que sejam retirados recursos dos hospitais públicos. É vestir um santo deixando outro desnudo. Todos os hospitais precisam de mais verbas, e não de realocação”, disse o prefeito. Sobre a questão da água do presídio, Vanazzi lembra que a Prefeitura de São Leopoldo fez um acordo com o governo estadual, de implantar a rede no local em troca de verba mensal, de R$ 500 mil, para o Hospital Centenário. “Se este programa for mesmo implementado no mês de setembro, vamos desligar a água. O acordo foi descumprido pelo governador e não por nós.”

Para o prefeito, a população de São Leopoldo não será prejudicada pelo atendimento no Hospital Centenário, que sempre foi garantido, mesmo sem ajuda estadual. Mas sim por dificuldades que terão hospitais de outros municípios da região, especializados em determinadas áreas médicas, como traumatologia, neurologia, entre outras, e que atendem moradores leopoldenses. “O programa que estou chamando de Desassistir é um absurdo e tira 4,7% de recursos de hospitais de todo o Estado.”

[Foto: Assessoria Granpal | Jornalista Cláudia Corrêa – Mtb 8355 | Gabinete do Prefeito/PMSL]