Prefeito E Diretor-geral Visitam Obras Do Semae Em Fase De Conclusão

Prefeito e diretor-geral visitam obras do Semae em fase de conclusão

O prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir, e o vice-prefeito e diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Daniel Daudt Schaefer, além de secretários municipais, vereadores e uma comitiva de engenheiros e técnicos do Semae, visitaram as três principais obras da autarquia que já estão em fase de conclusão.

Todas estas obras – a Elevatória de Água Bruta (EAB), a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA II) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Distrito Industrial – estavam paradas, principalmente por dificuldades financeiras, e foram retomadas depois que a gestão do novo diretor assumiu em dezembro passado.

A EAB, por exemplo, é uma das grandes estruturas, que depois de anos do seu início – em janeiro de 2006 – e alto investimento, está em fase final. Para a conclusão e o pleno funcionamento, faltam acabamentos, testes e a construção de mais um Tanque de Amortecimento Unidirecional (TAU), que funcionará como sistema de proteção absorvendo o golpe de aríete da água captada. No total, o valor investido na EAB chega a R$ 14.500.000,00 – o orçamento inicial estava em torno de R$ 9.000.000,00 –, recurso oriundo de financiamento da Caixa Econômica Federal.

ETA II ampliará o abastecimento de toda a cidade

A Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA II) teve sua obra de expansão iniciada em novembro de 2012, contemplando uma grande ampliação: um reservatório elevado, cinco novo filtros, reforma no reservatório existente, nova casa de química, seis tanques de produtos químicos, um decantador, dentre tantas outras melhorias. Tudo isso, em consonância com a EAB ampliará o abastecimento de toda a cidade para 1.200 litros por segundo (hoje, a ETA II opera com 900 litros por segundo). O investimento total é de R$ 13 milhões, vindos da Caixa Econômica Federal e recursos do orçamento geral da união a fundo perdido.

“Ambas as obras devem garantir o abastecimento de água para toda a população até mesmo nos períodos de seca mais severa”, explicou o diretor-geral da autarquia, Daniel Daudt.

Contente pelo resultado do que viu, o prefeito Moa recebeu o parecer dos engenheiros do Semae, e salientou a importância de tais pontos para São Leopoldo. “É ótimo ver isso tudo na fase final de testes e funcionando. Lembrando: dez anos depois que a obra foi iniciada”, destacou, comentando sobre a obra da EAB.

ETE Distrito Industrial tem conclusão prevista para agosto

Outra grande obra que está sendo concluída nos próximos meses é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Distrito Industrial. A estrutura é de extrema importância, principalmente para as empresas que estão se instalando no local, pois será responsável pelo tratamento de esgoto doméstico, trazendo a preservação ambiental do Arroio da Manteiga, que receberá os efluentes pós-tratamento.

As obras de tratamento de água e esgoto no Distrito iniciaram em junho de 2011 e setembro de 2012, respectivamente. O investimento de ambas chega a R$ 5,6 milhões. Deste total, R$ 1 milhão foi financiado via Caixa Econômica Federal para o tratamento de água, e o restante, para a construção da ETE, é totalmente oriundo de recurso próprio.

Para a conclusão, prevista para agosto deste ano, faltam o cercamento do local, a instalação final dos equipamentos de tratamento, a revisão das instalações elétricas e testes finais.