Semae Recebe Apresentação Do Plano Diretor Municipal

Semae recebe apresentação do Plano Diretor municipal

Diretores, engenheiros e técnicos do Semae, além da secretária municipal de Educação, Janaína Linck, e representantes da pasta, puderam participar na tarde desta terça-feira (12), de uma reunião de apresentação sobre o Plano Diretor da cidade, no gabinete do diretor-geral do Semae, Daniel Daudt Shaefer.

Solicitada por Daniel, a reunião teve como viés trazer para o Semae o que vem sendo discutido sobre o Plano Diretor nos encontros regionais realizados em São Leopoldo. “Acho importante conhecer o que está sendo debatido, para que o Semae também possa participar posteriormente”, sublinhou o diretor-geral. A intenção é de que a autarquia tenha ao menos um representante em um dos seis eixos tratados no Plano.

O coordenador de Projetos Urbanos da Prefeitura e coordenador geral da revisão do Plano Diretor, Sidney Ilhosa, ressaltou a importância de todos os secretários se apropriarem do assunto para que não haja dúvidas. “Estamos procurando todas as secretarias para apresentar os temas”, afirmou.

As reuniões do Plano abordam  temas de seis eixos: meio ambiente, ordenamento territorial, mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico, habitação e inserção metropolitana. A partir da segunda quinzena de abril ocorrem os encontros com os grupos temáticos que terão representantes de associações, entidades, entre outras instituições.

Saiba Mais

O objetivo é construir as diretrizes do Plano em conjunto com a sociedade. O Plano Diretor é a segunda Lei mais importante do Município, depois da Lei Orgânica. A revisão é aberta e inclusiva, e dá as diretrizes que devem ser seguidas nos próximos 10 anos.

São Leopoldo possui uma área urbana de 69,44 km², 67,87% do mapa do Município. Deste total, 24,21 km², ou 34,86%, são os chamados vazios urbanos. “Considerando que dentro dos vazios urbanos temos 5,70 km² de áreas de preservação permanente de arroios, o espaço que sobra para futuras edificações é de 18,51 km², ou 26,67%”, explica Sidney.

Participe!

Sugestões e contribuições sobre o Plano Diretor poderão ser feitas online durante todo o processo. Para tanto, a Administração Municipal disponibilizou o e-mail planodiretor@saoleopoldo.rs.gov.br e um link no site da Prefeitura.