Cooperação Com A Europa Possibilita Investimentos Para O Desenvolvimento Econômico E Social De São Leopoldo

Cooperação com a Europa possibilita investimentos para o desenvolvimento econômico e social de São Leopoldo

São Leopoldo projeta investimentos oriundos da União Europeia (UE) em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social. A avaliação foi apresentada pela comitiva leopoldense que esteve em Viana do Castelo (Portugal) dos dias 24 a 29 de junho. Durante o intercâmbio, foram conhecidas e apresentadas experiências para a melhoria da gestão urbana e ambiental entre as duas cidades. O acordo de cooperação técnica foi firmado entre as duas cidades, em novembro de 2017, na cidade de Bruxelas e faz parte do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).

O grupo liderado pelo prefeito Ary Vanazzi, esteve na cidade portuguesa de Viana do Castelo para apresentar projetos que contemplam a proteção de recursos hídricos, a gestão de resíduos sólidos, a proteção de áreas verdes urbanas e mecanismos de eficiência energética. Vanazzi disse que a comitiva projeta bons investimentos e celebrou a retomada da atuação diplomática internacional por parte do Município, classificando a missão como positiva. “De 2005 a 2012, quando estivemos à frente do Executivo municipal, ampliamos as relações internacionais e conseguimos atrair investimentos importantes, que possibilitaram a ampliação da Stihl, por exemplo. Agora projetamos a retomada de parcerias para promover o desenvolvimento econômico e social, pois o encontro reuniu empresários brasileiros, portugueses e espanhóis e abriu os diálogos para a atração de investimentos europeus em empresas leopoldenses focadas na inovação tecnológica como o aeromóvel e as bombas hidráulicas”, esclareceu o prefeito.

O chefe do Executivo municipal também afirmou que a cooperação internacional é necessária, pois os governos Federal e Estadual reduziram drasticamente o repasse de verbas. “Como não há previsão de ampliação de recursos da União e do Estado, precisamos ir buscar possibilidades de investimentos. O encontro com o presidente da Federación Galega de Municipios e Provincias (Fegamp) e Eixo Atlântico, Alfredo Garcia, possibilita a parceria com mais de 50 países da Região da Galícia e projeta alternativas econômicas para as pequenas e médias cidades da América Latina e da Europa”, também destacou Vanazzi.

Concretamente, as propostas incluem a implantação do Centro Integrado Socioambiental na Casa Roessler, um espaço para planejamento de projetos socioambientais, pesquisa e educação ambiental, programa de organização e tratamento de dados de indicadores ambientais, novas instalações e reforma das estruturas do Parque Imperatriz e aquisição de um barco escola para cada cidade.

– Conversão e modernização integral da Unidade de Triagem Mecanizada de Resíduos de Embalagens com o estudo de viabilidade técnica também para implantação de unidade de compostagem para aumentar a capacidade de reciclagem de resíduos.

– Promoção da cidadania ambiental e dotação da população com informações sobre a separação de resíduos e estratégias para compras inteligentes, prevenção da produção de resíduos, preparação para a reutilização e reciclagem de embalagens.

– Estudos para a criação do Plano Municipal de Energia e Eficiência Energética (PMEEE), com a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal, aplicação de normas de eficiência energética no Centro Administrativo, modernização do parque de iluminação pública e implantação de fontes de geração de energia limpa (biomassa, solar, fotovoltaica, eólica).

– Fluxo de experiências e partilha de projetos de interesse comum no setor de regulação, eficiência energética e redução de perdas do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), instalação de placas fotovoltaicas nos equipamentos da autarquia e construção de um programa de análise qualitativa sobre as perdas de água tratada.

A representação municipal foi formada pelo prefeito Ary Vanazzi; os secretários municipais de Meio Ambiente, Darci Zanini; de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima; diretor-Geral do Semae, Anderson Etter; diretor de Planejamento da Semmam, Joel Garcia Dias; e pelo chefe do departamento do Parque Imperatriz, Daniel Sauer.

Programa Internacional de Cooperação Urbana

Em maio, uma comitiva do município de Viana do Castelo esteve em São Leopoldo. Na ocasião, as duas cidades definiram ações conjuntas, com destaque para a necessidade melhoria nas políticas públicas de meio ambiente (áreas verdes, água e saneamento, resíduos e eficiência energética), além de projetar a instalação de novas empresas. O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo habilitar cidades em diferentes regiões do globo a criarem redes e a partilharem soluções para problemas comuns de desenvolvimento urbano sustentável. Com o apoio do IUC, as cidades terão a oportunidade de partilhar e trocar conhecimento. Financiadas pela União Europeia, as atividades do IUC procuram atingir objetivos políticos tanto a nível local como relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris. Entre 149 cidades brasileiras inscritas, São Leopoldo foi uma das cinco selecionadas junto com Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Araripina (PE) e Benedito Novo (SC) para firmar parcerias com cidades europeias.

Foto: Thales Ferreira – MTb 18.891

Jornalista: Rodrigo Machado – MTb 14.433