Obra Da EAB Segue No Cronograma

Obra da EAB segue no cronograma

“É uma obra que depende muito do nível do rio e das condições do tempo por isso seguidamente são necessários ajustes no cronograma de realização”. A declaração dada pelo diretor do Semae Gerson Borba é referente ao andamento da obra de ampliação da Estação de Água Bruta, EAB, do Semae.  Prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2015, a obra duplicará a captação de água.

Atualmente, segundo Gerson, está sendo finalizada a construção da torre de gradeamento e comportas. Concluída, será feita a abertura do canal de entrada de água. O diretor destaca ainda que até o final de janeiro está prevista a colocação de mais 3 bombas e para o início de fevereiro começam os testes com a adutora que levará água até a Estação de Tratamento de Água da Imperatriz Leopoldina, ETA 2. “A adutora precisa ser testada e bem ancorada  para que entre em perfeita operação”, destaca o diretor.

Ampliação

A ampliação financiada pela Caixa Econômica Federal, através do PAC 2 com o Orçamento Geral da União, irá instalar 5 novas bombas centrífugas, construção de uma elevatória de recalque, câmara de manobras, instalação de novos quadros de comando das bombas e nova adutora de água bruta de diâmetro 1000. A construção de um novo canal para captação de água do Rio dos Sinos, com contenção da margem em gabiões (estrutura armada preenchida com pedras), será a última etapa da obra.