skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
TARIFA SOCIAL | Semae Divulga Balanço Anual De 2022 E Amplia Atuação

TARIFA SOCIAL | Semae divulga balanço anual de 2022 e amplia atuação

O Semae, por meio do setor de Serviço Social, apresenta o balanço da Tarifa Social de 2022. Esse benefício garante acesso ao saneamento básico a famílias em situação de vulnerabilidade. No ano passado, a autarquia encerrou o ano com 11.995 famílias incluídas no programa e 2.726 atendimentos.

Em 2022, houve a inclusão de todas as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e cozinhas comunitárias na Tarifa Social. São 21 OSC’s e cozinhas beneficiadas. Além disso, o Semae apresentou o projeto em eventos de caráter nacional, estadual e municipal para administrações de outros municípios e estados do país.

A assistente social da autarquia, Debora Flamia Vieira, ressalta que o acesso à água e sanemaneto básico é um direito humano e essencial à vida. “A Tarifa Social, implementada pelo Semae, é uma política que vem ao encontro a esse direito, possibilitando a inclusão ao acesso dos serviços necessários à população”, coloca.

Pré-requisitos para adesão da Tarifa Social

Há quatro tipos de modalidades de contemplação para o benefício.
– Por renda: até meio salário mínimo nacional per capita com cadastro único atualizado;
– Por idade: proprietários ou usuários que tenham em seu grupo familiar alguma pessoa com 60 anos ou mais, e com renda familiar de no máximo dois salários mínimos nacionais;
– Por doença: proprietários que tenham em seu grupo familiar portadores de doenças incluídas na lista do Ministério da Previdência Social e renda familiar de até dois salários mínimos nacionais;
– Também têm direito ao benefício: famílias que adquiriram seu lote por meio de cooperativismo e/ou associativismo enquadradas nos Programas de Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E).

Para aderir ao programa, basta comparecer na recepção da sede administrativa do Semae (rua João Neves da Fontoura, 811) com os respectivos documentos:
Renda: Carteira de identidade e CPF; comprovante do Cadastro Único para Programas Sociais (NIS) atualizado e contrato de aluguel ou termo de cedência da casa.
Idade: Carteira de identidade e CPF; comprovante de renda de todos os membros da família maiores de 18 anos ou cadastro único.
Doença: carteira de identidade e CPF; laudo médico com CID atualizado; comprovante de renda de todos os membros da família maiores de 18 anos, ou cadastro único.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend