NOTA DE ESCLARECIMENTO | Coloração Da água No Bairro Santo André Foi Motivada Por Conserto Na Rede

NOTA DE ESCLARECIMENTO | Coloração da água no bairro Santo André foi motivada por conserto na rede

O Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae) realizou, nos últimos dias, um conserto de rede de distribuição de água de grande diâmetro próximo à Avenida Feitoria, ocasionando o escurecimento da água no bairro Santo André, o que é natural nesses procedimentos, devido à parada da água para a execução do serviço.

A diferença na coloração da água ocorre a partir do momento que a rede é ligada novamente. Acontece devido a presença de partículas que estão aderidas à parede interna da tubulação. Com o aumento da pressão, a partir do ligamento da rede, após o conserto, essas partículas se soltam, provocando a alteração na cor da água.

Com o objetivo de mitigar o efeito, são realizados os procedimentos de expurgo para remover a cor, tanto em locais pré-determinados pela autarquia, assim como por meio de pedidos dos próprios usuários nos canais de atendimento do Semae. Diante disso, é importante que o usuário entre imediatamente em contato com o 0800 510 2910 para sinalizar qualquer alteração no fornecimento da água.

Nesta situação específica, todas as ordens de serviço de manutenção foram abertas internamente pela equipe do Semae, sem nenhum chamado externo de usuários. Em contrapartida, a autarquia foi acionada via imprensa, em busca de um posicionamento oficial, mediante algumas manifestações via redes sociais.

É importante destacar que a água tratada pelo Semae, que é coletada e testada de hora em hora, em diversos pontos de São Leopoldo, é reconhecida por sua qualidade. Em pouco mais de cinco meses à frente do Semae, o vice-prefeito e diretor-geral, Ary Moura, destacadamente, com o auxílio dos assessores e equipe técnica, vem realizando uma gestão atuante nas ruas e apresentando melhorias constantes no tratamento da água, no tratamento do esgoto e na drenagem urbana do município.