ÁGUA | Para Melhorar O Abastecimento, Semae Coloca Nova Adutora Em Operação

ÁGUA | Para melhorar o abastecimento, Semae coloca nova adutora em operação

? Semae | Divulgação

Com vazão de 240 litros por segundo, acaba de entrar em funcionamento a nova rede adutora de água do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo. A tubulação, que integra um conjunto de obras e intervenções anunciadas pela autarquia em novembro de 2019, é direcionada para o sistema de abastecimento das regiões Sul, Sudeste e Oeste do município.

Ao todo, o Semae investiu R$ 1,2 milhão de recursos próprios para ampliar o fornecimento de água a partir do Complexo de Reservação Santa Teresa (R1). A Estação de Tratamento de Água São José (ETA-001) passou por obras civis e hidráulico-mecânicas, com instalação de um tanque hidropneumático e construção de um segundo barrilete para alimentação da nova adutora.

Conforme o assessor técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, também foram feitas adequações para desativação da ETA-001. “As áreas que eram abastecidas pela Estação São José passaram a receber água da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-002). Então a tubulação que antes levava a água bruta da captação junto ao Rio dos Sinos para a ETA-001 passou a levar água tratada da ETA-002 para o R1. Para que isso fosse possível, nós prolongamos essa rede e realizamos procedimentos de desinfecção”, explicou.

A alteração no sistema de abastecimento de água do Semae também deve gerar redução nos custos com energia elétrica, já que as duas motobombas de 150cv que operavam simultaneamente foram substituídas por duas de 250cv. Agora, mais eficientes, uma delas funcionará como reserva da outra. Cerca de R$ 336 mil reais serão economizados anualmente.

Segundo o diretor-geral da autarquia, Anderson Etter, as ações concluídas agora foram traçadas no Planejamento Estratégico 2017-2020. “Todas as obras e os investimentos que temos realizado reforçam nosso compromisso de levar água em quantidade e qualidade adequada para todos os leopoldenses. Enfrentamos a severa estiagem do verão passado sem qualquer prejuízo à nossa comunidade e estamos preparados para os próximos anos. Em meio à pandemia do coronavírus, estamos garantindo o pleno abastecimento e contribuindo com a saúde da nossa população”, concluiu.

✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127