Guardiões Da Água: Semae E Secult Lançam Projeto Com Oficinas Para Toda A Cidade

Guardiões da Água: Semae e Secult lançam projeto com oficinas para toda a cidade

O Semae e a Secretaria Municipal de Cultura lançaram nesta sexta-feira (15) a edição de 2019 do projeto Guardiões da Água.
Com oficinas voltadas a práticas socioambientais e culturais, a atividade busca promover a participação cidadã em ações coletivas e fomentar a cultura no município a partir do debate sobre o saneamento, abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o evento de lançamento, realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito Ary Vanazzi, o coordenador do projeto, Eduardo Tamborero, explicou que as oito macrorregiões do município serão atendidas. “Queremos alcançar toda a cidade, conscientizando as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos e os danos causados na Bacia do Rio dos Sinos, por exemplo. Tudo isso por meio da cultura e de forma gratuita”, disse.
O secretário de Cultura, Pedro Vasconcellos, destacou o uso da cultura como ferramenta para a preservação dos recursos hídricos. “Construir um projeto dessa dimensão, interligando práticas sociais e ecológicas, de cultura e educação ambiental, é uma ousadia institucional”, declarou.
Já o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner falou da importância de agregar crianças e jovens em formação ao projeto. “Os desafios do saneamento para o futuro são muitos. Por isso, é bastante oportuno que a gente trabalhe isso com a cultura, de modo inclusivo e também transformador com as novas gerações”, afirmou.
O prefeito Ary Vanazzi, por sua vez, declarou que este é um dos mais importantes projetos dessa administração, especialmente pela abrangência que terá. “Os oficineiros estarão em todos os cantos da nossa cidade, junto às demandas da nossa população, transformando São Leopoldo”, disse.
As oficinas serão oferecidas em sete áreas: Comunicação comunitária, Fotografia, Grafite, Literatura e poesia, Muralismo, Música e Teatro. Ao todo, serão 11 oficineiros, que trabalharão em 33 pontos da cidade (escolas, associações religiosas, cooperativas, associações de moradores, ONGs, escola de samba, biblioteca, associação tradicionalista…).
As inscrições estão abertas e serão realizadas ao longo desta semana nas entidades parceiras.
A primeira atividade está agendada para a próxima sexta-feira (22), às 9 horas, na Praça da Biblioteca (Praça 20 de Setembro) — ocasião em que será comemorado o Dia Mundial da Água.

Confira, a seguir, as oficinas distribuídas por região:

NORTE 1: Fotografia
NORTE 2: Fotografia, Grafite, Literatura e poesia