Água / Sistema de abastecimento de água

CAPTAÇÃO

CAPTAÇÃO

CAPTAÇÃO

São Leopoldo é abastecida pelo Rio dos Sinos através da Estação Elevatória de Água Bruta (EAB) cuja captação é superficial. A água bruta é bombeada para as estações de tratamento de água

 

ADUÇÃO

ADUÇÃO

ADUÇÃO

A adução é a operação de conduzir a água desde o ponto de sua captação até a estação de tratamento e reservatórios. Desta forma, a "adutora" é uma canalização destinada a conduzir água bruta e/ou água tratada entre as unidades de um sistema de abastecimento

 

ETA 2

ETA 2

ETAs

Em função das características físico-químicas da água do Rio dos Sinos, procede-se o tratamento da água em “Estações de Tratamento de Água” – ETAs. O Semae possui duas ETAs: ETA São José e ETA Imperatriz Leopoldina que juntas tem capacidade para tratar 900 litros de água a cada segundo. 

 

ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA

1ª etapa - Coagulação
Nesta primeira etapa, a água recebe o sulfato de alumínio férrico líquido que provoca a separação da sujeira. Também é adicionado carvão ativado umectado que retira gosto e odor da água.

2ª etapa – Floculação
A floculação é a principal etapa do tratamento de água e tem a finalidade de transformar as impurezas como bactérias, protozoários e plânctons em partículas maiores. Ou seja, a sujeira e os micro-organismos aglutinam-se formando flocos.

3ª etapa – Decantação
Os decantadores são tanques onde os flocos formados na etapa anterior (por serem mais pesados) se depositam no fundo. Adiciona-se aqui hidróxido de sódio líquido a 32% para corrigir o pH.

4ª etapa – Filtração
O objetivo da filtração é separar as partículas e os micro-organismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. Nesta etapa, a água passa por filtros que retêm os flocos menores.

5ª etapa – Cloração
É a adição de cloro na água para eliminar os micro-organismos que resistiram às etapas anteriores. Visa dar segurança ao produto para remoção completa de bactérias que ainda possam existir. 

6ª etapa – Fluoretação
É a aplicação de um composto que contém flúor para reduzir a incidência de cáries dentárias, principalmente em crianças e adolescentes. Depois desta etapa a água é  considerada potável.

RESERVATÓRIO MORRO DO ESPELHO

RESERVATÓRIO MORRO DO ESPELHO

RESERVAÇÃO

Após o tratamento, a água segue para os reservatórios localizados em pontos estratégicos de São Leopoldo. A reservação tem com principal função operar como reguladora da distribuição da água. Atualmente o Semae tem 35 reservatórios de água tratada.

 

DISTRIBUIÇÃO

Aos reservatórios é ligada outra tubulação que conduz a água até as construções. Essa tubulação denominada rede de distribuição atravessa todas as ruas da cidade e é ela que possibilita que a água chegue até a torneira das casas.

 

CONTROLE DE QUALIDADE

O Semae possui uma Central de Controle de Processos Operacionais – CCPO, que controla todo o sistema de reservação e distribuição de água através da telemetria. E através do Laboratório Móvel realiza coletas nos PCQs – Pontos de Controle de Qualidade da água para o monitoramento da qualidade desta, além de atender ordens de serviço de medida de pressão e de análise de água.  
Além disso, o Semae conta com um complexo de laboratórios que garante o controle de qualidade da água do processo de tratamento, da água tratada e distribuída, atendendo e superando as exigências legais:

Laboratório de rotina
Realiza análises como turbidez, cor, cloro residual livre e total, flúor, pH e alcalinidade monitorando durante 24 horas todas as etapas do tratamento.

Laboratório Central
Realiza análises físico-químicas diariamente das etapas do tratamento, além de análises mensais de diversas substâncias químicas da água bruta, tratada e da rede de distribuição. É responsável pelo controle de qualidade dos 46 PCQs espalhados pela cidade (Pontos de Controle de Qualidade). Também realiza análise dos produtos químicos (insumos) utilizados no tratamento da água conforme normas ABNT específicas e prepara reagentes para as duas estações de tratamento. Além disso, também realiza monitoramento da qualidade da água nos Postos de Saúde e Hospital Centenário.

Laboratório de Microbiologia
Realiza análises microbiológicas diárias e semanais de todas as etapas do tratamento dos pontos de coleta (PCQs). Faz contagem de bactérias heterotróficas e também realiza monitoramento da qualidade da água dos reservatórios de distribuição do Semae, nos Postos de Saúde e Hospital Centenário.

Laboratório de Hidrobiologia
Estuda os mais diversos organismos do ambiente aquático, como algas. Também realiza monitoramento dos reservatórios de distribuição do Semae. As análises biológicas são descritas como boas ferramentas para determinar a qualidade da água.      

Laboratório Central

Laboratório Central

Laboratório de Hidrobiologia

Laboratório de Hidrobiologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Microbiologia

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro

  • SEMAE - Zona Leste

    Avenida Feitoria, 5685 - Feitoria