Meio Ambiente / Projetos Ambientais

Guardiões da Água

Guardiões da Água

Programa de Educação Ambiental Guardiões da Água

1.Objetivo geral:

O Programa Guardiões da Água tem por princípio a sensibilização de crianças, jovens e adultos da comunidade, ao desenvolvimento de uma consciência crítica social e ambiental, em relação à necessidade de se construir novas práticas sociais, interligadas ao ambiente em que vivem, baseadas nos dois eixos principais da educação ambiental do SEMAE, Saneamento básico e recursos hídricos.

A proposta é socioambiental, por tanto, visa à estruturação para a implantação de um canal inter-setorial e inter-relacional, entre diferentes setores da sociedade civil e do governo, possibilitando a discussão e disseminação da melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental, por meio de ações teórico-práticas e lúdicas, que levem as crianças e jovens serem multiplicadores da reflexão, valorização e respeito ao ambiente natural em que habitam.

2.Objetivos específicos:

1.Promover a possibilidade do desenvolvimento da consciência crítica, do empoderamento e protagonismo de crianças, jovens e adultos em relação às questões socioambientais de seu território (bairro);

2.Desenvolver ações de educação ambiental com a comunidade e escolas, sobre o uso consciente da água (matas ciliares e mananciais) , por meio de atividades teórico-práticas e lúdicas;

3.Constituir grupos de agentes ambientais (participativos e monitores) de estudantes das Escolas Municipais e Estaduais;

4.Aproximar a comunidade e as escolas dos processos de trabalho com a água e os esgotos, através de visitas orientadas às instalações do Semae;

5.Articular parcerias de relações inter-setorial e inter-relacional de agentes participativos neste processo: Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM (Educação Ambiental e Coletivo Educador), Secretaria de Educação – SMED (Escolas Municipais e Estaduais), Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, Secretaria de Saúde - Organizações Não Governamentais, entidades de organização comunitária e a Rede Socioassistencial do Município; 

6.Dar visibilidade ao trabalho das cooperativas de reciclagem (resíduos sólidos e óleo saturado), e às responsabilidades do SEMAE perante as questões ambientais do município. 

3.Desenvolvimento:

O projeto é composto por três eixos principais, no qual, darão o alinhamento para as ações realizadas. O primeiro eixo: trata do saneamento básico; o segundo eixo: recursos hídricos e recuperação da água e da natureza, através de instalações em cisternas de água nas escolas, e visitas orientadas ás instalações do SEMAE e plantios comunitários de árvores para a recuperação da mata ciliar.

4.Ações Metodologia (Ações):

1.Escola Ecoeficiente

Componente do Programa Semae Sustentável – Ação de Eficiência Hidroenergética e reuso das águas pluviais.

  • Fomentar a cultura do consumo consciente de água nas atividades cotidianas no âmbito da comunidade escolar, visando à redução do consumo per capita, contribuindo com a eficiência hidroenergética.

  • Promover o despertar da responsabilidade da comunidade escolar, corpo docente, discente e funcionários, alertando-as sobre o desabastecimento de água devido ao baixo volume de águas nas represas e a diminuição do ciclo pluviométrico.

  • Implementação de cisternas em escolas municipais, buscando o reuso da água chuva para fins não potáveis.

2.Aprendendo Brincando:

Desenvolver oficinas e palestras de ampla socialização de informações do âmbito socioambiental, priorizando os três eixos do Programa. Por meio de jogos, vídeos e slides, para crianças e adolescentes.

3.Visitas Orientadas:

Promover visitas orientadas por técnicos, nas instalações do Semae, Estação de Tratamento de Água ETA II, mediante agendamento prévio junto ao departamento de Educação Ambiental.

4.Colorindo Semae:

Possibilitar o desenvolvimento de uma consciência socioambiental, de prevenção dos recursos naturais, por meio da arte urbana (Graffiti), fortalecendo e aproximando a comunidade escolar e do entorno.

5.Hortas Comunitárias

Criar espaços de socialização de alimentos saudáveis utilizando áreas públicas.

Visita ETA 1

Visita ETA 1

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro