20/08/2019 - 14h07

Semae e Prefeitura apresentam ações de melhoria para a região nordeste do município

Foto: Digue Cardoso | Comunicação Semae

Na noite desta segunda-feira (19) foi realizada a Plenária da Participação da Região Nordeste. A atividade ocorreu na Escola Padre Orestes e contou com a presença do Semae e das Secretarias de Habitação, Obras e Viação e do Orçamento Participativo.
No encontro, o prefeito Ary Vanazzi anunciou as ações do governo voltadas aos moradores da Vila Progresso, da Cooperativa Bom Fim, da Cooper Progresso e da COOHAP. As melhorias incluem obras de infraestrutura, pavimentações, drenagens e regularização fundiária. Vanazzi também assinou a Lei 9.048/2019, que trata da isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e concede desconto de 50% no IPTU aos cooperativados habitacionais enquadrados no Programa de Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E).
Em sua fala, o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, apresentou o programa "Conectado à Rede, Conectado à Saúde", instituído pelo decreto municipal 9.204/2019. Por meio dele, a autarquia passou a realizar ligações intradomiciliares de esgoto em mais de mil residências na região nordeste, isentando a cobrança média de R$ 500 de cada usuário. "Em um mês de trabalho das equipes, já foram feitas mais de cem ligações nas Ruas Arambaré, Guabirobeiras e Anacavitas", contou.
Schwertner ainda explicou que a Tarifa Social, retomada pelo prefeito Ary Vanazzi em novembro de 2017, será ampliada. Além dos requisitos de inclusão por renda, idade e doença, o benefício será expandido às famílias que adquiriram seus lotes através de cooperativismo e/ou associativismo enquadradas no Programa de Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E). Na região nordeste, especificamente, também serão incluídos os cadastrados no Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S), que terão valor diferenciado nos serviços de esgoto.
Segundo Schwertner, as três ações buscam a aproximação do Semae com a comunidade e a prestação de serviços eficientes. "As pessoas precisam ter condições de pagar as suas contas. Por isso, a Tarifa Social tem um papel fundamental. Já as ligações de esgoto garantem a preservação do Rio dos Sinos e a saúde da nossa comunidade. É preciso trabalhar em conjunto, pensando no hoje e no futuro, com a união da Prefeitura, do Semae e da população", concluiu Schwertner.

13/09/2019   Tratamento de água e esgoto é tema de palestra no Sesi

12/09/2019   Nota de esclarecimento