Links / Banco de Notícias

01/08/2019 - 00h05

TURBOGERADOR | Semae é referência para companhias de saneamento do País

O turbogerador instalado na rede de abastecimento de água da Cohab Feitoria no final do ano passado foi visitado nesta quarta-feira (31) por especialistas do saneamento de diversas cidades do Brasil. A atividade foi promovida pela Higra, empresa leopoldense que desenvolveu a tecnologia.
Representantes da Sabesp, SAAE Unaí, Helitecno
Oxiara, SAAE Sorocaba, Corsan e Nittoguen foram recepcionados pelo diretor de Manutenção Hidráulica e Eletroindustrial do Semae, Everson Gardel – que explicou os benefícios do equipamento. 
Segundo Gardel, o pioneirismo na instalação do turbogerador anfíbio é dividido com a unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. "O diferencial do Semae é que aqui ele está instalado na própria rede de distribuição, junto a outros equipamentos. Além de contribuir com o abastecimento de água em São Leopoldo, o turbogerador representa uma economia real na conta de energia elétrica da autarquia", afirmou. 

Sobre o turbogerador 

O equipamento também faz parte do acordo de cooperação estabelecido pelo município com a cidade portuguesa de Viana do Castelo, a partir do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).
O turbogerador, que também será instalado pela comunidade lusitana, garante o máximo aproveitamento hidroenergético. Ele controla a pressão das redes – evitando o rompimento das tubulações – ao mesmo tempo em que gera energia elétrica com o movimento de suas turbinas.

Fotos: Higra

Últimas Noticías

13/09/2019   Tratamento de água e esgoto é tema de palestra no Sesi

12/09/2019   Nota de esclarecimento

04/09/2019   Semae apresenta índices de sua recuperação econômico-financeira

03/09/2019   Isaura Maia conta com oficina do projeto Guardiões da Água

20/08/2019   Semae e Prefeitura apresentam ações de melhoria para a região nordeste do município

Notícias SEMAE

Utilize esta página para pesquisar nosso banco de dados de notícias

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro