23/08/2018 - 22h28

Semae firma convênio com a Aleca

Nesta quarta-feira (22), o Semae firmou convênio com a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca). O acordo vai subsidiar a viagem dos 29 atletas que vão representar o município no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, nos dias 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba (PR). A assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito Ary Vanazzi. “Neste ano, nossos atletas só vão se preocupar em remar. O transporte e a estadia estão garantidos com a locação do motorhome, que foi possibilitado pelo convênio”, contou a presidente da Aleca, Daniela Maioli.

O convênio prevê o repasse de R$ 23.950,00, sendo R$ 13 mil destinados ao custeio do transporte e R$ 10.950,00 à confecção do novo reboque para os equipamentos dos atletas. “Sempre tivemos a convicção que o trabalho realizado pela Aleca dialoga com o trabalho de preservação da bacia do Sinos realizado pelo Semae. São Leopoldo está em esforço contínuo para recuperar projetos junto à natureza e ao rio”, disse o diretor-geral da autarquia, Anderson Etter.

O prefeito de São Leopoldo lembrou que o projeto Canoagem (precursor da Aleca) iniciou com um desafio, surgido em 2005, que era buscar alternativas de atividades para as crianças que se banhavam no Rio dos Sinos. “Agora a canoagem precisa ser incorporada como política pública para elevar a outro patamar de investimento”, explicou o prefeito. Estiveram presentes a professora do projeto, Kátia Roth, o estagiário Daniel Silveira de Souza, a aluna Caroline Fernandes Daudt, o atleta Eliéser Silveira de Vargas – que representou o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem e Velocidade na Bulgária –, secretários e servidores municipais.

A iniciativa

Desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, a partir da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Projeto Canoagem na Escola atende cerca de cem alunos da rede pública de ensino. Criado em 2006, era uma alternativa de atividade para as crianças que tinham como hábito tomar banho nas águas do Rio dos Sinos. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca).

Foto: Caroline Rick | Semae

Texto: Monique Marcolin (Jornalista MTB 12741 | Scom/PMSL)

15/12/2018   Falta de energia elétrica compromete o abastecimento de água

13/12/2018   Manifesto em Defesa do Saneamento Público é divulgado pelo Semae