16/07/2018 - 08h48

Dois quilômetros de rede de água são inaugurados na Vila Brás

Parte de um projeto da gestão 2009-2012 do governo do prefeito Ary Vanazzi, a implantação de dois quilômetros de rede de água no Arroio Gauchinho, na Vila Brás, foi inaugurada hoje. Autoridades municipais e moradores se reuniram no início da manhã deste sábado (14) para comemorar a conclusão da obra que, segundo Vanazzi, era uma demanda antiga. “Nosso plano era revitalizar o Arroio e instalar as redes de energia elétrica e de água. O governo anterior perdeu os recursos do projeto que aprovamos e ainda quis retirar as famílias que moram às margens do Gauchinho. Mas nós voltamos à Prefeitura e retomamos o nosso compromisso com o povo daqui”, comentou Vanazzi.

Pela primeira vez, segundo o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, mais de 300 pessoas receberão em suas casas água limpa e própria para o consumo. “Sabemos que a água é um direito humano e, por isso, trabalhamos para entregá-la com qualidade a todos os leopoldenses. Por se tratar de uma área de preservação, precisamos contar com o auxílio do Ministério Público. A luta foi longa, mas hoje entregamos essa obra com grande satisfação, conscientes de que ela só foi possível porque o Semae é um órgão público”, explicou Etter.

A aposentada Lorena Tente, 61, que integra a Associação de Moradores da Vila Brás, fez questão de lembrar que, assim como ela, seus vizinhos sofreram por longo período com a escassez da água. “Muita gente ficou com o chuveiro e a máquina de lavar queimados porque a água era muito fraca. Tinha dias que a gente esperava até às duas horas da manhã para conseguir tomar um banho. Quem quisesse antes só conseguia se fosse de caneca”, contou.

O investimento de R$ 126 mil contemplou a colocação de dois quilômetros de tubulação de 150mm. A melhoria vai gerar reflexos em toda a região, já que regulará a pressão de forma ampla. Os preparativos para o abastecimento contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação. Todas as famílias passaram por entrevista e tiveram sua situação socioeconômica avaliada. Dívidas estão sendo negociadas e quem tem direito está sendo incluído na Tarifa Social.

15/12/2018   Falta de energia elétrica compromete o abastecimento de água

13/12/2018   Manifesto em Defesa do Saneamento Público é divulgado pelo Semae

10/12/2018   Manutenção com interrupção no abastecimento nesta terça-feira (11)

10/12/2018   Trabalhos da Mostra dos Monstros são premiados