Links / Banco de Notícias

21/06/2018 - 20h28

Comitiva leopoldense participa de missão em Portugal

De 24 a 29 de junho, uma comitiva de São Leopoldo participará de uma missão na cidade portuguesa de Viana do Castelo. A representação municipal é formada pelo prefeito Ary Vanazzi; secretários municipais de Meio Ambiente, Darci Zanini; de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima; diretor-geral do Semae, Anderson Etter; diretor de Planejamento da Semmam, Joel Garcia Dias, e chefe do departamento do Parque Imperatriz, Daniel Sauer. O objetivo do grupo é apresentar a cidade e projetos e programas de ação para melhoria da gestão urbana e ambiental. O acordo entre as duas cidades foi selado durante 1º Evento Cidade a cidade, em novembro de 2017, na cidade de Bruxelas e faz parte do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou que a cidade retomou as relações internacionais, recolocando o município no mapa global de inovação e tecnologia. “A relação com a União Europeia abre um processo muito importante para captar investidores para a cidade e gerar investimentos em áreas como energia solar e resíduos sólidos. Muitas empresas se instalaram aqui após conhecer os projetos e o potencial de desenvolvimento da cidade. Entre 149 cidades brasileiras inscritas, São Leopoldo foi uma das cinco brasileiras selecionadas, pois os projetos se conciliam com os temas que a União Europeia estabeleceu na Agenda 2030”, destacou.

De acordo com o titular da Semmam, Darci Zanini, as experiências têm demonstrado que os problemas e as soluções para as questões ambientais devem acontecer de maneira integrada. “Queremos salientar o compromisso de São Leopoldo com o desenvolvimento sustentável local e regional, implementando uma política socioambiental, tanto no planejamento quanto na gestão e na execução das políticas públicas do planejamento urbano, do meio ambiente e do saneamento básico”, explicou o secretário.

Participaram do ato, os secretários municipais de Gestão e Governo, Marcel Frison; de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima; o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Anderson Etter, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL), Oldemar Plantikow Brahm; o diretor de Planejamento da Semmam, Joel Garcia Dias; o presidente da Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife), Odinir de Zorzi, e o representando o Sindicato das Indústrias Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sindborsul), Flávio Friederich.

Projetos do Plano de Ação que serão apresentados em Portugal

1 - Áreas verdes: Implementar em São Leopoldo o Centro Municipal Socioambiental
Objetivo: planejar e executar políticas ambientais no município, para melhorar a realidade social e ambiental com vistas à alteração do comportamento da população.

2 - Resíduos: Cidadãos "inteligentes"
Objetivo: Promoção da cidadania ambiental. Compras inteligentes e prevenção da produção de resíduos. Preparação para a reutilização e reciclagem.

3 - Água: Indicadores de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos
Objetivo: Estabelecimento de indicadores de desempenho e de qualidade de serviço comuns: Interface com o utilizador (Acessibilidade do serviço aos utilizadores, qualidade do serviço prestado aos utilizadores); Sustentabilidade da gestão de serviço (econômica, infraestrutural); Sustentabilidade Ambiental (eficiência na utilização de recursos ambientais e prevenção da poluição).

4 - Eficiência energética: Modelação do processo produtivo operacional da gestão de resíduos
Objetivo: Sistema de gestão da qualidade (SGQ). Implementação da norma da International Standardization Organization 9001:2015 (ISO 9001:2015).

5 - Sinergia de negócios: Fluxo de experiências e partilha de projetos de interesse comum, no setor da regulação e eficiência
Objetivo: Ferramentas para a melhoria do desempenho das entidades gestoras de abastecimento de água e saneamento SEMAE/ S. Leopoldo e SMSBVC/ Viana do Castelo.

Foto: Valentin Thomaz - MTb 19.048 
Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 
Scom/PMSL

Últimas Noticías

19/11/2018   Podas preventivas são realizadas junto às Casas de Bombas

14/11/2018   Feriado da Proclamação da República

08/11/2018   Semae realiza visita às instalações do primeiro turbogerador do Estado

08/11/2018   Semae economiza R$ 2,3 milhões com repavimentação em um ano

01/11/2018   Feriado nessa sexta-feira (2)

Notícias SEMAE

Utilize esta página para pesquisar nosso banco de dados de notícias

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro