Links / Banco de Notícias

18/05/2018 - 10h21

Semae garante acesso à água na Vila Brás

Pela primeira vez, moradores dos arredores do Arroio Gauchinho, na Vila Brás, receberão água legalizada em suas casas. As obras de implantação de uma rede de 150mm, iniciadas em abril, devem ser concluídas nos próximos dias. O investimento de R$ 126 mil contempla a colocação de 1.968 metros de tubulação, que vão atender cerca de 100 famílias.

As irmãs Sônia Prestes Pereira (39) e Ionara Prestes Pereira (33) estão contentes. "Nós não sabemos o que é tomar um banho no chuveiro. A água que a gente recebia era fraca. Em muitos dias só dava pra tomar banho pelas duas ou três horas da manhã. A gente usava a banheira das crianças mesmo", relatou Sônia. Ionara lembrou que a máquina de lavar roupas queimou por falta de água. "Meu marido trabalha como soldador, é um serviço que dá poeira. Ele chega cansado e sujo em casa. Geralmente passa das duas da manhã quando dá pra tomar banho. Se quisesse antes disso, só esquentando e usando caneca e balde", explicou.

A aposentada Lorena Tente, 60, mora às margens do Gauchinho há 31 anos. Para ela, a rede que passa em frente à sua casa é resultado de uma luta antiga da Associação de Moradores. "Esse é um sonho que a gente está vendo acontecer. Sabe o que é ficar acordado de madrugada, juntando água em balde pra ter no outro dia? A gente só pode ficar feliz", comemorou.

Os preparativos para o abastecimento de água na região também contam com o apoio das Relações Comunitárias, da Ouvidoria e do Serviço Social do Semae, que têm atendido os moradores e explicado os procedimentos de cobrança. Todas as famílias já passaram por entrevista e tiveram sua situação socioeconômica avaliada. Dívidas estão sendo negociadas e quem tem direito está sendo incluído na Tarifa Social.

Para o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, a obra significa mais do que a ampliação da rede. "O acesso à água limpa e segura é um direito humano fundamental e o fato de o Semae ser uma empresa pública nos permite continuar trabalhando para assegurar esse direito à população mais carente", afirmou.

Últimas Noticías

17/10/2018   Semae conclui mais uma etapa em busca da eficiência

16/10/2018   Semae alerta sobre furto de hidrômetros

11/10/2018   Feriado nessa sexta-feira (12)

10/10/2018   Comissão dos Amigos Voluntários do Semae comemora o Dia das Crianças com a Turma do Sopão

03/10/2018   Semae realiza mais um encontro preparatório rumo ao PNQS

Notícias SEMAE

Utilize esta página para pesquisar nosso banco de dados de notícias

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro