17/05/2018 - 11h10

Semae participa de oficina sobre financiamentos em saneamento

Nessa terça feira (15), o Semae e a Assemae participaram de duas oficinas do Projeto de Regulação em Saneamento Básico (Regulasan), no Ministério das Cidades, com foco nos modelos de subsídios para famílias de baixa renda, além de alternativas de fontes de recursos e estratégias de financiamentos no setor.

Acompanharam as oficinas o presidente da Assemae Regional Rio Grande do Sul, Alvaro Alencar, o diretor-geral do Semae e membro do Conselho Nacional da Assemae, Anderson Etter, e o diretor de Planejamento e Expansão do Semae, Júlio Macedo.

Segundo Alencar, o acesso a recursos públicos é um dos principais desafios aos municípios. “O evento foi importante para ampliar essa discussão, buscando encontrar novas alternativas que facilitem o acesso dos municípios a financiamentos públicos em saneamento básico”, destacou.

As capacitações apresentaram os resultados de dois estudos técnicos sobre subsídios e financiamentos, debatendo táticas de acesso a fontes de recursos para fortalecimento, articulação e desenvolvimento institucional. Os estudos consideram os desafios setoriais das políticas públicas, dos operadores e titulares pelos serviços, bem como dos grupos sociais mais vulneráveis e impactados pela ausência destes direitos.

O Projeto Regulasan é uma parceria do Governo Federal com o Banco Mundial e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), gerenciado pelo Departamento de Planejamento e Regulação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Oferece assistência técnica no âmbito de controle social e participação, governança, avaliação econômica financeira e regulação de sistemas de informações.

18/09/2018   ETE Santo André / Tarcílio Nunes é reinaugurada

06/09/2018   Feriado da Independência

29/08/2018   Semae executa obra de melhoria na Zona Leste

28/08/2018   Assinado o contrato para início das obras do Complexo de Reservação do Distrito Industrial Arroio da Manteiga