13/03/2018 - 15h06

Semae amplia bombeamento de água e busca eficiência em seus processos

A fim de ampliar o bombeamento de água para o reservatório R1 (Santa Tereza), o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo está preparando a substituição das motobombas operantes na Elevatória de Água Tratada São José. Atualmente, o sistema conta com dois equipamentos de 150 cv cada. Nos próximos dias, eles darão lugar a uma única adutora com capacidade de 250 cv – que garantirá economia de energia elétrica. Mais eficiente, ela aumentará o bombeamento que passará de 185 para 265 litros por segundo (80 litros, 43% a mais). Não será necessário captar mais água, considerando-se que o foco do projeto está no volume de bombeamento. O plano ainda contempla a adequação e a modernização das instalações elétricas da nova motobomba, substituindo o antigo painel de acionamento por um novo. Cerca de 22 mil economias serão beneficiadas após a conclusão das obras de ampliação da EAT.

19/03/2019   Semae localiza vazamento em adutora e estabiliza abastecimento da região norte

18/03/2019   Guardiões da Água: Semae e Secult lançam projeto com oficinas para toda a cidade

18/03/2019   Semae implanta projeto para disseminação de conhecimento

14/03/2019   Semae abre espaço para debate e reflexão no Dia da Mulher