Meio Ambiente / Projetos Ambientais

Guardiões da Água

Guardiões da Água

Programa de Educação Ambiental Guardiões da Água

1.Objetivo geral:

O Programa Guardiões da Água tem por princípio a sensibilização de crianças, jovens e adultos da comunidade, ao desenvolvimento de uma consciência crítica social e ambiental, em relação à necessidade de se construir novas práticas sociais, interligadas ao ambiente em que vivem, baseadas nos dois eixos principais da educação ambiental do SEMAE, Saneamento básico e recursos hídricos.

A proposta é socioambiental, por tanto, visa à estruturação para a implantação de um canal inter-setorial e inter-relacional, entre diferentes setores da sociedade civil e do governo, possibilitando a discussão e disseminação da melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental, por meio de ações teórico-práticas e lúdicas, que levem as crianças e jovens serem multiplicadores da reflexão, valorização e respeito ao ambiente natural em que habitam.

2.Objetivos específicos:

1.Promover a possibilidade do desenvolvimento da consciência crítica, do empoderamento e protagonismo de crianças, jovens e adultos em relação às questões socioambientais de seu território (bairro);

2.Desenvolver ações de educação ambiental com a comunidade e escolas, sobre o uso consciente da água (matas ciliares e mananciais) , por meio de atividades teórico-práticas e lúdicas;

3.Constituir grupos de agentes ambientais (participativos e monitores) de estudantes das Escolas Municipais e Estaduais;

4.Aproximar a comunidade e as escolas dos processos de trabalho com a água e os esgotos, através de visitas orientadas às instalações do Semae;

5.Articular parcerias de relações inter-setorial e inter-relacional de agentes participativos neste processo: Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM (Educação Ambiental e Coletivo Educador), Secretaria de Educação – SMED (Escolas Municipais e Estaduais), Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, Secretaria de Saúde - Organizações Não Governamentais, entidades de organização comunitária e a Rede Socioassistencial do Município; 

6.Dar visibilidade ao trabalho das cooperativas de reciclagem (resíduos sólidos e óleo saturado), e às responsabilidades do SEMAE perante as questões ambientais do município. 

3.Desenvolvimento:

O projeto é composto por três eixos principais, no qual, darão o alinhamento para as ações realizadas. O primeiro eixo: trata do saneamento básico; o segundo eixo: recursos hídricos e recuperação da água e da natureza, através de instalações em cisternas de água nas escolas, e visitas orientadas ás instalações do SEMAE e plantios comunitários de árvores para a recuperação da mata ciliar.

4.Ações Metodologia (Ações):

1.Escola Ecoeficiente

Componente do Programa Semae Sustentável – Ação de Eficiência Hidroenergética e reuso das águas pluviais.

  • Fomentar a cultura do consumo consciente de água nas atividades cotidianas no âmbito da comunidade escolar, visando à redução do consumo per capita, contribuindo com a eficiência hidroenergética.

  • Promover o despertar da responsabilidade da comunidade escolar, corpo docente, discente e funcionários, alertando-as sobre o desabastecimento de água devido ao baixo volume de águas nas represas e a diminuição do ciclo pluviométrico.

  • Implementação de cisternas em escolas municipais, buscando o reuso da água chuva para fins não potáveis.

2.Aprendendo Brincando:

Desenvolver oficinas e palestras de ampla socialização de informações do âmbito socioambiental, priorizando os três eixos do Programa. Por meio de jogos, vídeos e slides, para crianças e adolescentes.

3.Visitas Orientadas:

Promover visitas orientadas por técnicos, nas instalações do Semae, Estação de Tratamento de Água ETA II, mediante agendamento prévio junto ao departamento de Educação Ambiental.

Formulário de atividades EA

4.Colorindo Semae:

Possibilitar o desenvolvimento de uma consciência socioambiental, de prevenção dos recursos naturais, por meio da arte urbana (Graffiti), fortalecendo e aproximando a comunidade escolar e do entorno.

5.Hortas Comunitárias

Criar espaços de socialização de alimentos saudáveis utilizando áreas públicas.

Visita ETA 1

Visita ETA 1

Nível do Rio dos Sinos

* Medição realizada às 7 horas no ponto de captação do Semae.

Ligação Gratuita 0800 510 2910

Unidade de Atendimento

  • SEMAE - Centro

    Rua João Neves da Fontoura, 811 - Centro